UNISAÚDEMS promove evento de abertura da campanha do Outubro Rosa.
2022-10-13 16:30:49

Tradicionalmente, o Outubro Rosa é um mês em que nos envolvemos em atividades de conscientização da importância das rotinas de monitoramento para a prevenção do câncer de mama.

A fim de conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a UNISAÚDEMS, por meio da APS – Atenção Primária à Saúde –  fez o lançamento da campanha do Outubro Rosa, que contou com a palestra da médica ginecologista Tamires Richards, que abordou um tema muito comentado entre as mulheres: mitos e verdades da reposição hormonal e a sua correlação com o câncer de mama.

A médica abordou a origem e a importância da campanha, além de explicar sobre o número de casos, fatores de risco, prevenção, diagnóstico e tratamento.

“Vale ressaltar que este tipo de câncer aumenta sua prevalência com o avançar da idade e coincide com o período da menopausa.

De acordo com a enfermeira de APS, Francieli Shimoya, o tema da campanha deste ano é “Eu previno! Eu me cuido! Eu me amo!”. “Hoje promovemos a primeira ação planejada da campanha, com a proposta de mobilizar as mulheres para o autocuidado, através de uma palestra voltada para o tema de prevenção ao câncer de mama e suas correlações. Teremos ao longo do mês outras ações voltadas para o cuidado e atenção para a prevenção do câncer de mama nas mulheres.”, disse.

“A informação é a principal aliada para a detecção e início do tratamento precoce. Portanto, ações como essa são imprescindíveis”, comentou a Dra. Isabel Gehling, médica responsável pela APS, durante a abertura do espaço para perguntas.

A UNISAÚDEMS ressalta que o mês de outubro é dedicado à prevenção e cuidados com a Saúde da Mulher, mas que deve continuar durante o ano todo. Desta maneira a orientação é procurar um médico credenciado para agendamento de consultas, exames preventivos e mamografia.

 

Voltar