Notícia 09/05/2017

SP: Einstein mantém pioneirismo em cirurgia robótica

O Hospital Israelita Albert Einstein reforça mais uma vez o pioneirismo em cirurgia minimamente invasiva e robótica, desta vez com o lançamento de dois atlas inéditos. As duas obras, que abordam cirurgias ginecológica e gastrointestinal, foram lançadas no último dia 29 de abril, durante o V Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, em São Paulo. 
O médico Marcelo Tamura, um dos autores do livro de cirurgia ginecológica, destaca que os atlas são didáticos, ilustrados e trazem as experiências de cirurgiões renomados. 
"O atlas não discute doenças, mas traz dicas diretas e práticas para o dia a dia do médico. Aborda técnicas de cirurgias e os cuidados para se obter bons resultados, com segurança", diz Tamura. O médico Renato Moretti Marques é o segundo autor do atlas de cirurgia ginecológica. 
O atlas de cirurgia gastrointestinal, segundo o cirurgião Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, um dos autores, reúne conteúdo de um grande número de professores brasileiros, do grupo cirúrgico do Einstein, além de cirurgiões internacionais, como o médico italiano Pier Cristoforo Giulianotti, um dos pioneiros da técnica e que participou do simpósio. 
"Esse atlas, com o crescimento da robótica, vai ser um grande pilar de ensino, sem dúvida, um marco na cirurgia robótica brasileira. Foi um trabalho de cinco anos", conta Macedo, que assina a obra junto com o também cirurgião Vladimir Schraibman. 
Neste ano, o Centro de Excelência em Cirurgia Robótica do Einstein tornou-se o primeiro serviço da América Latina a receber a certificação da Surgical Review Corporation (SRC). A organização americana desenvolve e administra programas de acreditação para cirurgiões e hospitais de todo o mundo com foco na melhoria da segurança, qualidade dos cuidados prestados e redução dos custos globais associados ao sucesso do tratamento cirúrgico.

Fonte: (Anahp)

Total de visita(s): 239