Notícia 22/08/2017

RS: Vacinação de crianças e adolescentes contra até 10 doenças

Campanha é direcionada para crianças a partir dos 10 anos de idade, mas no caso da imunização contra o HPV, a vacina pode ser aplicada a partir dos 9 anos em meninas. 
Começa nesta segunda-feira (21) a semana de vacinação que pretende imunizar crianças e jovens com idades entre 10 e 19 anos contra diversas doenças. A campanha é realizada pelas secretarias de saúde de Porto Alegre e do estado. 
Serão oferecidas vacinas contra hepatite B, difteria e tétano, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), HPV e meningo C (contra meningite). 
Apesar do público-alvo serem crianças a partir dos 10 anos de idade, a vacina contra o HPV pode ser aplicada em meninas a partir dos 9 anos, e em meninos a partir dos 11 anos. 
De acordo com o pediatra da vigilância de Saúde de Porto Alegre, Juarez Cunha, o HPV (papilomavírus humano) é a principal causa de câncer de colo de útero, que matra 5 mil mulheres por ano no país. 
"Quanto mais cedo aplicada [a vacina], melhor é a resposta que se dá em termos de proteção, ainda mais na faixa etária da infância, que é quando se tem uma resposta ainda mais potente", afirma, dizendo que a imunização aos 9 anos de idade, para meninas, tem o objetivo de proteger antes de qualquer contato íntimo. 
Nas mais de 130 salas de imunização, também estará disponível a vacina contra a gripe, se a pessoa não foi imunizada em 2017, e também para casos nos quais é necessária uma segunda dose. 
As unidades de vacinação em Porto Alegre estarão abertas das 8h às 17h, mas quatro unidades estão fechadas por problemas técnicos nas câmaras de conservação: Laranjeiras, Tijucas, Lami e Campo Novo.

Fonte: (RBS)

Total de visita(s): 163