Notícia 27/01/2017

Pós-graduação Medicina Intensiva para Adultos

O atendimento ao paciente crítico feito por médicos capacitados em ambiente de terapia intensiva traz benefícios à recuperação e ao tratamento, melhora o fluxo de cuidado e otimiza recursos. Sendo assim, contar com profissionais que tenham habilidades e conhecimentos em Medicina Intensiva é um diferencial dentro da prática médica. 
Para atender a esta demanda do mercado, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), dentro de seu programa de pós-graduação, está com inscrições abertas para a especialização em Medicina Intensiva para Adultos. 
No curso, os alunos participam de simulações práticas que antecipam as situações encontradas no exercício da profissão e se familiarizam com todo o processo de organização de uma terapia intensiva e seus aspectos de humanização. Segundo um dos coordenadores, o Prof. Dr. Leandro Utino Taniguchi, a constante renovação dos conceitos e práticas da Medicina Intensiva exigem atualizações na prática do manejo do paciente crítico. Por isso, essa atualização tecnológica é abordada com bastante ênfase ao longo da especialização. 
Uma parte das atividades práticas é realizada em ambiente de simulação, para melhor fixação de conceitos e habilidades dos alunos. “Atividades em modelos animais são aplicadas para demonstração e discussão de determinadas patologias e procedimentos. Além disso, um treinamento teórico-prático na ultrassonografia do doente crítico está previsto para a próxima turma, uma vez que tal capacitação é necessária aos médicos intensivistas”, salienta Taniguchi. 
Durante o curso, os alunos também adquirem conhecimentos de bioética, cardiologia, doenças raras e específicas no cuidado ao paciente grave e uso racional de anticoagulantes e hemoderivados. Ainda desenvolvem aptidão para analisar os índices prognósticos e a diagnosticar e tratar distúrbios de perfusão tecidual, de coagulação e fibrinólise, doenças pneumológicas, desnutrição, infecções, doenças neurológicas agudas, insuficiência renal aguda, doenças cirúrgicas e emergências endócrinas e associadas à gestação. 
A pós-graduação em Medicina Intensiva também conta com a coordenação do Prof. Dr. Luciano Cesar Pontes Azevedo e é destinada a médicos que cuidam de pacientes críticos e desejam aperfeiçoamento no manejo dessa população. 
Serviço: 
Evento: Pós-graduação Medicina Intensiva para Adultos 
Inscrições: Até 01/02/2017 
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa 
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP 
Informações: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/home 

Fonte: (Anahp)

Total de visita(s): 401