Notícia 27/10/2017

Meirelles: expectativa é de que desemprego entra em trajetória gradual de queda

 

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira, 24, que possui a expectativa de que o desemprego no Brasil apresente uma trajetória gradual de queda. Meirelles participa de encontro com empresários franceses e brasileiros promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP). 
Segundo o ministro, a taxa de desemprego começou a cair antes do esperado por analistas, o que surpreendeu o mercado. Ele destacou a criação de mais de 1 milhão de postos de trabalho, embora tenha ponderado que a taxa de desemprego ainda sofre o impacto do aumento do número de pessoas que passam a buscar emprego ativamente. “Quando a economia começa a melhorar, aumenta o número de pessoas procurando emprego”, afirmou 
Meirelles comentou ainda que o setor externo tem ajudado a recuperação da economia brasileira, com a balança comercial contribuindo para um estreitamento do déficit em conta corrente. 
Gastos 
O ministro voltou a defender as medidas de contenção de gastos do governo. Ele destacou que as despesas do governo saíram de 10,8% do PIB em 1991 para 19,9% em 2015 e que, se a trajetória estivesse seguindo da mesma forma, os gastos atingiriam 25,4% do PIB em dez anos. 

Fonte: (Agência Estado)

Total de visita(s): 137