Notícia 29/05/2017

Crescimento de remédios similares encosta no de genéricos

A alta no valor das vendas de medicamentos similares —produzidos após a quebra da patente, com marca comercial- se aproximou do aumento da receita de genéricos. 
Enquanto estes tiveram alta de 14% nos últimos 12 meses até abril deste ano, os similares subiram 13% —em 2016, as variações eram de 20% e 13%, segundo a QuintilesIMS (ex-IMS Health), que audita o setor. 
"A maior busca dos clientes hoje é por preços baixos, mas muitos se sentem mais seguros em comprar um item com a marca na embalagem", diz Sérgio Mena Barreto, presidente da Abrafarma, que representa as farmácias. 
Há também uma maior aproximação da indústria com os responsáveis por prescrever os remédios. 
"Temos 1.500 propagandistas no Brasil que visitam médicos e fazem divulgação", diz Roberta Junqueira, diretora da Eurofarma. 
"Em 2016, investimos quase R$ 150 milhões [em equipes de vendas] para chegarmos a locais mais distantes." 
Marca exposta 
A farmacêutica Medley, uma das grandes fabricantes de genéricos do país, aumentará a participação dos medicamentos similares em seu faturamento. 
Hoje, 70% da receita da companhia vêm dos remédios vendidos sem marca comercial, diz o diretor-geral Carlos Aguiar. 
"Vamos continuar com a mesma relevância neste segmento e acelerar o lançamento de moléculas, para que similares cresçam de 30% para 40%", afirma. 
"A margem do produto com marca é melhor que a dos genéricos, cuja disputa de preços entre empresas é bastante agressiva." 
O laboratório investirá cerca de R$ 25 milhões em pesquisa neste ano, em quatro áreas principais: cardiologia, neurologia, gastroenterologia e saúde da mulher. 
43 são os projetos em desenvolvimento no Brasil. 
63 são os pesquisadores no país.

Fonte: (Maria Cristina Frias - Folha de S.Paulo-28.05)

Total de visita(s): 208

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site.
Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.