Notícia 12/09/2017

Alerta para doenças cardiovasculares

Cerca de 80% das doenças cardiovasculares podem ser evitadas através de exercícios físicos e boa alimentação. ?O estresse do dia a dia, o fumo e o álcool prejudicam bastante a nossa saúde cardiovascular. Nós entendemos que o estresse do dia a dia é algo que não podemos prever. Mas as pessoas podem compensar fazendo exames clínicos anuais, se alimentando melhor e praticando algum exercício, nem que seja uma caminhada. O exercício libera endorfina e auxilia na diminuição do estresse?, afirmou a cardiologista Júlia Mendonça, em entrevista à Rádio Gazeta AM, ontem. 
Ela explica que a pessoa sedentária que queira praticar algum tipo de exercício deve fazer exames preventivos primeiro, para saber como anda a saúde. E que, após esses cuidados, pode começar uma caminhada de forma leve, com duração de 40 minutos, três vezes por semana, e que, à medida que houver ganho de condicionamento físico, o tempo de caminhada pode aumentar. 
Quando se trata de alimentação, a médica avaliou que os alimentos industrializados devem ser evitados por conter altos índices de sódio e carboidrato. ?O sódio e o carboidrato em grande quantidade podem prejudicar a saúde cardiológica, gástrica e, inclusive, auxiliar no aparecimento de doenças oncológicas. Lembrando que todo o carboidrato é transformado em açúcar e que, por isso, também há o perigo da diabetes?, explica. 
A partir de 30 a 35 anos, as pessoas, tanto homens como mulheres, devem ficar atentas sobre a saúde cardiovascular e procurar regularmente um médico, orienta a cardiologista. No caso das mulheres, a médica explica que os fatores hormonais contribuem para que elas estejam mais protegidas quanto a essas doenças, mas que, após a menopausa, os riscos aumentam. E quando se trata de pessoas que já possuem um histórico de parentes acometidos por doenças dessa natureza, a médica diz que o cuidado deve ser redobrado, porque as chances do fator genético contribuir para o surgimento de alguma doença cardiovascular ao paciente são grandes. 
* Sob supervisão da editoria de Cidades 

Fonte: (Gazeta)

Total de visita(s): 188

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site.
Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.