O que fazer depois de comer e beber demais?
19/04/2022

Em festas e datas comemorativas, como Páscoa e Natal, é comum consumir alimentos e álcool em excesso. Especialistas explicam os efeitos no organismo e dão dicas para voltar à rotina

Manter uma rotina de alimentação saudável e equilibrada durante as datas comemorativas é bem difícil. Esses momentos, cercados pela família e amigos, tendem a envolver muitas bebidas alcoólicas e comida. Na Páscoa, em especial, os chocolates se destacam. Mas como tudo em excesso pode fazer mal, é preciso chamar atenção para a quantidade de consumo nesse período. Para entender como os excessos agem no corpo e como retornar à rotina de hábitos saudáveis, o EU Atleta conversou com a nutricionista Rosana Farah e a endocrinologista Cintia Cercato.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), deve haver um equilíbrio entre o gasto e a ingestão de calorias. Para evitar um ganho de peso não saudável, as gorduras não devem exceder 30% da ingestão calórica total. Mas e quando esse consumo se excede?

Endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de São Paulo, Cintia Cercato explica que, quando uma pessoa consome mais quantidade do que é capaz de gastar, o organismo estoca esse excesso de energia na forma de gordura e tecido adiposo, o que favorece o ganho de peso.

Além disso, há também retenção de líquidos (inchaço e acúmulo de líquidos no corpo), como acrescenta a nutricionista integrante da diretoria da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição Rosana Farah.

Cintia acrescenta ainda que uma pessoa com tendência à obesidade acaba ganhando mais peso. Vale lembrar que o acúmulo de gordura pode ser um fator de risco para a saúde de quem tem predisposição genética.

- Um dos problemas é que muitas vezes esse excesso pode acabar acumulando gordura no fígado, gordura no músculo. Isso contribui para uma ação de resistência da insulina e favorece o risco de doenças crônicas, como: diabetes, hipertensão e triglicérides elevados por conta desse excesso de gordura, mas particularmente se esse excesso se acumular na região abdominal - explica.

 

Como lidar com os excessos

 

Para encarar e conseguir aproveitar os momentos festivos sem exagerar na alimentação, é preciso manter o equilíbrio e saber dosar na quantidade.

- É muito importante que a gente encare esses períodos de excessos como momentos em que a gente deve ter equilíbrio. Não quer dizer que você não vai comer o chocolate, não vai comer o bacalhau ou não vai tomar o vinho, só que você deve fazer um consumo mais equilibrado - explica a endocrinologista.

Ovos de páscoa, bombons e barras de chocolate são as tentações da Páscoa. Mas apesar do cacau ser um alimento funcional, rico em flavonoides e propriedades antioxidantes, os chocolates normalmente comercializados têm pouco desse fruto e contam com alto teor de gordura e açúcar.

Por esse motivo, os chocolates passam a ser bastante calóricos, altamente palatáveis e prazerosos, fazendo com que os mecanismos de controle de saciedade sejam prejudicados. Para não se exceder, a nutricionista Rosana recomenda comer moderadamente e prestar sempre atenção aos sinais de saciedade.

Como curtir o feriado

 

A preocupação com a rotina de alimentação equilibrada não deve ser motivo para se exceder em restrições alimentares e deixar de aproveitar momentos comemorativos. Ou seja, se uma pessoa está deixando de aproveitar e curtir momentos sociais por medo de ganhar peso ou não ter uma alimentação saudável, pode ser um sinal de transtorno alimentar. Por isso, para conseguir aproveitar os almoços e jantares durante esse período sem preocupação, algumas dicas são importantes:

 

  1. Fazer um planejamento do que vai comer
  2. Manter a atividade física habitual
  3. Fazer apenas um prato durante a refeição (colocar um pouco de tudo, mas evitar repetir)
  4. Beber bastante líquido
  5. Evitar o consumo de muita bebida alcoólica, pois o excesso pode causar uma diminuição do controle dos impulsos e fazer com que se coma mais
  6. Se pesar antes e depois do feriado também é indicado para que você tente retornar ao seu peso habitual após os excessos

 

 

O que fazer após

 

 

  1. Retornar a alimentação rica em cereais integrais e alimentos frescos variados
  2. Não se esquecer de beber líquidos
  3. Beber bastante água é também fundamental para o bom funcionamento do organismo

 

Fontes: Cintia Cercato é médica especialista em endocrinologia e metabologia, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de São Paulo (SBEM-SP).
Rosana Farah é Nutricionista integrante da diretoria da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN).

 

Voltar