Em tempos de fake news, o que mais se vê pela internet e redes sociais são diversas informações sobre dieta, emagrecimento e saúde que nem sempre têm fundamento. Depois de tanta repetição, no entanto, alguns mitos acabam virando verdade.
Para te ajudar a escapar de algumas ciladas, conversamos com a nutricionista e psicóloga Thaís Araújo para desvendar e esclarecer alguns mitos e verdades que você certamente já ouviu por aí. Confira!
Na verdade, não existe comprovação de que comer mais vezes ao dia acelera o metabolismo. Cada organismo funciona de um jeito e, por isso, a quantidade de refeições por dia vai variar de acordo com o estilo de vida da pessoa. Logo, é mito!
Gordura, que chamamos de tecido adiposo, e músculo, são tecidos diferentes. Por isso, é impossível que um se transforme em outro. Hipoteticamente falando, seria trocar o músculo do coração pelo tecido que reveste o pulmão. Vale lembrar que, para perder gordura, é preciso estar em déficit calórico, e ganhar massa muscular depende de superávit calórico, ou seja, maior quantidade de calorias certas. Então, gordura se transformar em músculo é mito total.
Se você ama aveia, pode respirar aliviado. A aveia é rica em fibras, que são essenciais para evitar a constipação, além de reduzir os níveis de colesterol no sangue e aumentar a saciedade. Por isso, a aveia não engorda! Ela é uma ótima opção para compor lanches com frutas e iogurte natural, por exemplo.
Mito! As calorias dos alimentos são sempre as mesmas, independentemente do horário. O que realmente acontece é que o nosso corpo não foi preparado para receber alimentos durante o período noturno, por estar focado no processo de desintoxicação natural. Além disso, à noite, a nossa sensibilidade à insulina está menor, e isso faz com que o carboidrato não seja metabolizado tão bem quanto seria durante o dia. Por isso, o ideal é tentar jantar mais cedo, mas isso não significa que carboidrato à noite engorda.
Verdade. Todos os tecidos e órgãos do nosso corpo exigem energia para funcionar, e o músculo, em especial, precisa de muita energia, então quanto mais músculo, maior é o gasto!
Mito. Certamente você conhece alguém que se queixa por não conseguir emagrecer seguindo uma dieta balanceada durante a semana. Mas, quando chega no final de semana, mete o "pé na jaca" e come tudo de uma só vez, com o pretexto de ser o “dia do lixo”. Só que o nosso corpo não entende que dia é hoje. Seguir uma dieta por cinco dias e chutar o balde em dois não vai funcionar.
Essa atitude pode muito bem fazer com que você consuma mais calorias do que gastou durante a semana, além de ser muito ruim para a saúde intestinal, porque os alimentos ricos em fibra e compostos bioativos serão negligenciados, aumentando o risco de inflamação. Além disso, esse comportamento a longo prazo pode causar compulsão alimentar. Se for sair do planejamento alimentar, o ideal é que seja em refeições pontuais e logo voltar à rotina.
Verdade. Aquele refrigerante gelado no almoço? Pode esquecer! Além da alta quantidade de açúcar e outros aditivos, o consumo exagerado de líquidos durante a refeição provoca a diluição do ácido do nosso estômago e vai interferir na absorção dos nutrientes.
Mito. Muita gente subestima as calorias líquidas, inclusive das sopas. Não é porque o alimento é líquido que a densidade calórica será baixa. Como exemplo, temos os sucos de frutas integrais e vitaminas de abacate que, apesar de saudáveis, contém muitas calorias. Logo, tudo vai depender da sopa que você estiver tomando!
Além disso, se as sopas não estiverem organizadas dentro de um plano alimentar com orientação de um nutricionista, podem acabar desencadeando deficiências nutricionais e perdas de massa muscular.
É mito! Não existe chá, sopa ou suco detox: nenhum alimento isolado é capaz de fazer um processo completo de detox. A detoxificação é feita pelo nosso fígado, e potencializada por uma alimentação adequada e bem planejada para fornecer nutrientes necessários para o funcionamento das enzimas hepáticas.
Mito! Em algum lugar você já deve ter ouvido falar que fruta engorda e pode até provocar cirrose. As frutas são muito bem-vindas e são sempre saudáveis pelo grande conteúdo de fibras, compostos bioativos, vitaminas e minerais. Nenhuma fruta de forma isolada engorda, inclusive, é recomendado consumir por volta de três porções ao dia.
É interessante combinar essas frutas com fontes de gordura, como as castanhas e fibras, como a aveia, chia e linhaça. Isso evita picos de insulina e, consequentemente, o acúmulo de gordura.
Água com limão não emagrece. E, se for adoçada, pode até engordar. Essa mistura é apenas uma forma pouco calórica de consumir vitamina C e fitoquímicos. O que importa para o emagrecimento é o contexto da alimentação e estilo de vida como um todo, e não um hábito isolado.
Verdade. As gorduras que devemos consumir em menor quantidade são as saturadas, presentes em maior quantidade nos alimentos de origem animal e que, em excesso, são inflamatórias para o nosso metabolismo, assim como as gorduras trans e hidrogenadas, presentes em alimentos ultraprocessados.
Já o abacate, as nuts, o azeite e alguns peixes são ricos em gorduras poli e monoinsaturadas, que estão mais relacionadas com efeitos benéficos anti-inflamatórios.