“Pular o carnaval” não é uma atividade isenta de lesões. Esse ano o Carnaval promete ser mais leve na maior parte do país, sendo até mesmo cancelado - ou adiado para abril - em algumas cidades, mas ainda assim haverá foliões em certos locais do Brasil. Acompanhar uma escola de samba, um bloco carnavalesco ou bailes em clubes pode causar sobrecargas ao aparelho no joelho, especialmente naqueles que não possuem condicionamento físico e estão acima do peso.
+ Lesões de cartilagem no esporte: 10 mitos e verdades
Sabe-se que a cartilagem do joelho, especialmente a da patela, costuma trabalhar próximo aos seus limites fisiológicos, ou seja, no coeficiente entre destruição tecidual e reconstrução. E existe grande chance da segunda prevalecer e, consequentemente, haver lesão, conhecida no meio médio como condromalácia.
Portanto, as lesões podem ocorrer não só na prática esportiva, mas também atividades repetitivas da vida diária. Subir e descer escadas, andar, agachar-se são atividades que podem desencadear dor e inchaço, sem causa maior aparente.
Sintomas
Queixas comuns de sobrecarga cartilaginosa no joelho logo após a folia incluem:
Meu joelho inchou. Será que é necessariamente uma lesão na cartilagem?
Não. Apesar de o inchaço no joelho estar estatisticamente ligado à lesão cartilaginosa, chamada no meio médico de sinovite artrítica, ao exceder os limites fisiológicos, diferentes estruturas poderão estar lesadas e a sintomatologia estará intimamente ligada a idade, sexo e queixas prévias no joelho.
De uma maneira mais didática, podemos agrupar as lesões de sobrecarga do joelho como:
E agora, o que fazer?
Procure um ortopedista de confiança. A pedra angular do tratamento da dor no joelho consiste na melhoria do trofismo, equilíbrio e flexibilidade muscular e na correção de fatores que possam alterar o deslizamento entre a rótula e o fêmur. Levando-se em conta o fato de que nenhuma articulação trabalha sozinha, faz-se extremamente necessária a avaliação do tipo de pisada, alterações anatômicas do joelho e problemas oriundos dos quadris. Todos estes fatores podem alterar a cinemática do joelho e predispor a lesões.
Dicas para os próximos carnavais
Em linhas gerais, aí vão algumas orientações aos foliões:
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.