Desempenho ou longevidade no esporte? Descubra a sua motivação para correr
04/11/2019

Treinador explica que treinar de forma mais intensa tem consequências para o organismo

Se o seu principal objetivo é ter bom desempenho nas corridas que disputar, é interessante que você tenha conhecimento do que será preciso fazer, do quanto terá que treinar e de como isso vai afetar a sua rotina. Mas talvez o mais importante seja falar sobre as consequências para o organismo de quem quer treinar de forma mais intensa em relação à longevidade no esporte.

A corrida é uma atividade que fortalece o seu corpo, mas também desgasta, principalmente em um nível alto de exigência. Quando você pega mais pesado nos treinos para mandar bem nas provas, o risco de lesões pode aumentar, faz parte do jogo. É interessante saber a “onda” ou a “vibe” de cada um, e aí paga-se o preço. Você quer socar a bota? Ótimo, então vai ter que prestar muito mais atenção no que come ou como e quanto dorme, provavelmente terá que investir tempo em exercícios mais específicos, como educativos e, principalmente, vai ter que bancar correr “com a faca nos dentes” e gostar disso. Mas, lembre-se, geralmente o corredor de performance tem data de validade.

Entretanto, se a sua motivação está em correr para ter boa saúde, esse prazo pode ser mais extenso. É possível correr até os 70, 80 anos. E se o seu pensamento é esse, talvez você não deva se submeter a um ciclo de treinos para uma maratona. É o caso de rever aquela meta de tempo nos 10 km e assim por diante. Talvez você devesse correr menos dias por semana ou mesmo trocar um dia de corrida por uma caminhada, onde o impacto é bem menor.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

 

Voltar