ALIMENTOS QUE NUNCA DEVERÍAMOS COLOCAR NA GELADEIRA
21/02/2018

 

 

Na dúvida de onde devemos guardar determinados tipos de alimentos, é sempre melhor escolher a geladeira, certo? Errado! Alguns alimentos não precisam e não devem ser guardados na geladeira. Isso por que alguns deles podem perder seu sabor original, sofrer modificação em sua textura e até mesmo se deteriorar dentro da sua geladeira!

Sabia que não é todo alimento que pode ficar geladinho? Pois fique ciente de que nem sempre guardar tudo na geladeira é sinônimo de proteção. Confira quais alimentos consumidos diariamente precisam se mudar urgentemente para a despensa!

Tomate – Pois é, quem diria! O tomate entra em primeiro lugar das frutas (isso mesmo, tomate é uma fruta, não um legume!) que não devem ser guardadas na geladeira. O frio em excesso faz com que ele perca seu sabor natural e se deteriore muito mais rápido. O indicado é armazenar os tomates em uma fruteira e de preferência com a cabeça para baixo.

Alho – Se você tem o hábito de guardar alho na porta da geladeira, é melhor repensar. Ele precisa ser armazenado em um local bem arejado e com bastante ventilação. Além disso, guardá-lo na geladeira pode alterar seu sabor e até causar mofo. Se acabou cortando mais do que precisava, guarde na geladeira mas consuma o mais rápido possível. E, ah! Lembre-se de guardá-lo em um pote bem vedado para que seu aroma forte não passe para os outros alimentos guardados na geladeira.

Batata  Mais um erro comum que você provavelmente já cometeu, certo? Saiba que o frio da geladeira faz com que o amido se transforme em açúcar, o que altera e muito seu sabor e textura quando são cozidas, assadas ou fritas. O ideal é armazená-las em uma despensa, de preferência enroladas em um saco de papel.

Pimenta Deixe seu potinho de pimenta viver livremente fora do frio da geladeira! Normalmente as pimentas são conservadas em compotas onde são misturados azeite e vinagre, o que já ajuda a manter a pimenta conservada por até três anos. Deixe ela próxima a mesa de jantar ou no armário sem medo!

Café  Quem teve essa ideia? Nem pense em guardar café na geladeira! Isso vai alterar completamente seu sabor. O aroma também pode mudar pois o café pode absorver o cheiro de outros alimentos já armazenados na geladeira. Imagina tomar um café com gosto de alho? Nem pensar! Mantenha seu café bem guardadinho em sua dispensa.

Azeite  Não há necessidade alguma de armazenar óleo ou azeite na geladeira. O frio vai deixá-los com uma consistência espessa e pode alterar o sabor original deles. Além disso, o azeite também absorve o cheiro de outros alimentos ao seu redor, o que não é nada legal. Se você guardou azeite na geladeira antes de ler nossa matéria e tudo que citamos aconteceu, basta levá-lo ao micro-ondas por um minuto e ele volta a sua consistência normal.

Mel  O mel é um produto natural que praticamente nunca irá estragar se armazená-lo em um local com temperatura ambiente. O certo é guardá-lo fora da geladeira para que o frio não cristalize o açúcar. Se isso acontecer, basta colocá-lo em banho maria para voltar a sua forma natural.

Fonte: (TudoGostoso)

 

 

Voltar