Dica de Saúde 04/04/2019 09:40

Você sente dor nos pés?

Obesidade, diabetes e uso de certos sapatos podem piorá-la 
A frequente e descuidada dor nos pés tem várias causas. 
Estatísticas apontam que nos EUA a incidência de dor nos pés é de 19% em homens e 25% em mulheres; na Austrália, em 26,1% no sexo masculino e 33,6% no feminino. 
Uma das causas da dor nos jovens é o uso de sapatos inadequados e apertados demais e de chinelos (cuja borracha pode causar fissuras ou ressecamento). 
Homem examina os pés, com o tênis ao lado 
Uma das causas da dor nos jovens é o uso de sapatos inadequados; nos idosos, a dor pode estar associada à formação de calos plantares - Muhammad Hamed/Reuters 
No caso dos idosos, como refere Tiffany K. Gill na revista Arthritis Care & Research, a dor pode estar associada à rigidez dos tecidos na região dos metatarsos ou à formação de calos plantares dolorosos. 
Em geral, entre as demais causas estão a obesidade (por aumento de pressão nos pés), diabetes descompensada, ausência ou excesso de atividade física, idade (principalmente idosos) e gênero. 
Para os idosos, uma dificuldade é cuidar dos pés e das unhas que, ao crescerem sem os devidos cuidados, ficam deformadas e grossas, provocando quedas, desconforto e dor. 
Pesquisa de Maria José S. Marin e Mateus de Carvalho Maciel, publicada na Revista de Geriatria e Gerontologia, explica que os idosos não procuram tratamento para a dor nos pés porque não a consideram um grave problema. 
Muitas vezes eles nem sabem que existem podólogos, técnicos que cuidam dos pés, tratam unhas encravadas e higienizam as unhas. Também pode ser necessário um ortopedista, em caso de alterações ósseas, um dermatologista, para micoses e infecções, e um médico vascular ou neurologista para problemas de neuropatia periférica. 

Fonte: (Julio Abramczyk ? Folha de S.Paulo)