VEJA Saúde: A ansiedade atrapalha sua vida? Saiba como superá-la
29/06/2018

‘VEJA Saúde’ explica como a ansiedade pode se transformar em um problema incapacitante se não for tratada. Saiba quando buscar ajuda

Frio na barriga, taquicardia, náuseas. Tudo isso pode aparecer do nada, provavelmente antes de alguma situação desafiadora, fora do comum. A ansiedade é um estado emocional que faz parte da evolução humana. O objetivo é manter o alerta para que o desempenho seja máximo diante do estresse. Mas, há casos em que o distúrbio se torna um problema. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com a maior taxa de ansiosos no mundo. As estatísticas mostram que 9% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade.

No programa VEJA Saúde, a repórter Natalia Cuminale entrevista o psiquiatra Márcio Bernik, coordenador do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria da USP, sobre o tema. O programa esclarece quando a ansiedade se torna preocupante, dá algumas dicas para combatê-la e também trata da síndrome de burnout, o esgotamento físico e mental cuja causa esta associada ao estresse da vida profissional.

Semanalmente, o programa VEJA Saúde receberá médicos e especialistas das mais variadas áreas para falar sobre qualidade de vida e cuidados com o corpo e a mente. Acompanhe.

 

Voltar