Saúde Bucal: Problemas Comuns
02/03/2017

Chamamos de gengiva o tecido da mucosa bucal que envolve a mandíbula e protege a arcada dentária. Resumindo: peça fundamental para a saúde bucal. 
Pessoas que sofrem com sangramento e inchaço frequentes nessa região podem desenvolver gengivite. Esse tipo de inflamação é capaz de evoluir para um quadro grave e afetar todos os dentes. 
Pensando nisso, listamos as 5 principais de causas de inchaço na gengiva. Sabendo do que se trata talvez você possa evitar consequências maiores: 
1 – Má higiene bucal: Esse talvez seja o motivo mais recorrente quando o assunto é gengivite. O ritual correto de higienização bucal é composto por: escovação + fio dental diário. Quando uma dessas fases é mal executada a saúde bucal fica comprometida. A camada de sujeira se forma sobre os dentes pode se transformar em tártaro e, consequentemente, causar inchaço e sangramento. 
Procurar acompanhamento assim que perceber os sintomas da gengivite é importante para evitar problemas mais graves. Foto: Ocskay Bence / Shutterstock.com 
2 – Tabagismo: Fumar causa problemas para todo o corpo, principalmente para a saúde bucal. Inflamações e sangramentos são mais comuns em fumantes. 
3 – Alimentação: A ausência de alguns nutrientes pode causar gengivite. Uma alimentação muito desregrada gera carência de vitaminas essenciais para a saúde da gengiva. 
4 – Medicamentos: Anticoncepcionais e outros remédios específicos tendem a favorecer o desenvolvimento de gengivite. Quando tratamentos medicamentosos são necessários, recomenda-se acompanhamento com dentista. 
5 – Hormônios: Fases da vida que geram grandes alterações hormonais – puberdade, gravidez, menopausa ou TPM – são grandes catalizadoras de gengivite.

Fonte: (Terra Notícias) 

 

Voltar