Por que é tão difícil manter o peso? Especialista explica os principais motivos
19/11/2018

 Sedentarismo, maior oferta e diversidade de alimentos e minimização de esforços são os maiores motivos para gastarmos muito menos energia atualmente

 O excesso de peso e a obesidade crescem em todo o mundo. Na população brasileira já temos mais da metade da população em excesso de peso. É o momento de maior acesso a informação, inúmeras estratégias, dietas para reduzir o peso e diversas modalidades esportivas, mas o “cenário” só piora. Muitos conseguem reduzir o peso, mas recuperam com facilidade, não conseguem manter porque não modificam o estilo de vida.   Encaram a “dieta” como um período temporário e não adaptam para o seu dia adia.

 O ser humano é adaptado desde a época das cavernas e em épocas de guerra a comer e armazenar energia para momentos de escassez. Estamos mais sedentários, menos ativos (muita tecnologia que otimiza o gasto energético) e temos a maior oferta e diversidade de alimentos. Somos “craques” em otimizar nosso tempo e reduzir o movimento, minimizando esforços andando mais de carro, transporte público do que a pé, estacionando mais próximo ao local que queremos chegar, usando mais escada rolante do que a escada tradicional. Gastamos muito menos energia hoje.

 O equilíbrio da balança fica cada vez mais desigual, com aumento da ingestão alimentar, má qualidade com preparações com alta densidade energética (muito carboidrato associado a gordura) e redução do gasto energético, desta forma, aumentamos o peso e a gordura corporal. Normalmente, subestimamos o que comemos e superestimamos o gasto energético na prática esportiva. É mais fácil ingerir calorias do que gastar.

EXEMPLO:

  •  Uma mulher de 60kg e um homem de 80kg
     (1hora de corrida a 11,2km/h (5,3 min/km) e 1 hora jogando tênis)
     Mulher gasta 690 calorias e o homem 920 calorias correndo
     Mulher gasta 420 calorias e o homem 560 calorias jogando Tenis
  •   Valor calórico de algumas preparações
     Cheesburguer Gourmet (carne 200g) = 900 calorias
     Aipim frito (porção 400g) = 1300 calorias
     Pizza 4 queijos (2 fatias) = 800 calorias
     Milk shake de Ovomaltine (500ml) = 582 calorias
     Cerveja (3 latas 350ml) = cerca de 450 calorias

Algumas orientações:

  •  Mantenha-se ativo e se exercitando, não pare seus treinos. Se necessário mude o horário, acorde mais cedo, mas não deixe de treinar. Pratique exercício físico regularmente: promove saúde, reduz o nível de estresse e ansiedade, aumenta o gasto energético, estimula à liberação de hormônios que geram prazer, melhora a composição corporal.
  •  Mantenha o seu programa alimentar e negocie em eventos. Evite “sistema de rodízio” (pagar e comer a vontade), reduza e limite as porções.
  •  Fuja de preparações fritas, cremosas, gratinadas e com molhos: salgadinhos, pastel, batata ou aipim frito, preparações à milanesa - empanadas, tábua de queijos, salame, salsichão e linguiça. Prefira preparações assadas, grelhadas, cozidas (no vapor ou em água) e levemente refogadas.
  •  Beba com moderação, álcool tem alta densidade energética e diminui o “senso crítico”, comemos demais quando bebemos. Não esqueça de se hidratar.
  •  Divida o prato em 4 partes: metade deve ser composto por salada e legumes (hortaliças A e B), ¼ por uma proteína e ¼ por um tipo de cereal e leguminosas.
  •  Faça o controle do ambiente: compra dos alimentos, abastecimento da casa/ local de trabalho/ bolsa/ mochila. Reabasteça seus estoques.
  •  Organize a alimentação de cada dia com alimentos que promovam saúde, saciedade e prazer. Para emagrecer e manter o peso perdido não importa só contar calorias, faça trocas inteligentes.
  •  Saiba que irá encontrar obstáculos, terá tropeços, mas o importante é a rápida retomada. Escapulidas da dieta acontecem, diminua a frequência de escapulidas. Evite o pensamento do “tudo ou nada”. Não utilize o alimento como recompensa
  •  Evite a “postura negativa” apontando sempre o que NÃO PODE. Reforce as inúmeras opções de alimentos que podem fazer parte do seu programa alimentar. Promova outros prazeres além da comida.

 

Voltar