Gravidez saudável: o momento da maternidade
01/04/2019

Passe por essa grande experiência que é a gravidez com a saúde em dia 
Mesmo antes de conceber, você pode planejar uma gravidez saudável mudando sua alimentação e seu estilo de vida, em primeiro lugar. Além disso, uma combinação de abordagens tradicionais e modernas inovadoras pode ampará-la nas menores inconveniências da gravidez e ajudá-la a dar ao seu bebê o melhor início de vida. 
Tome ácido fólico… 
É essencial para o crescimento saudável do feto ter quantidades adequadas dessa vitamina B, também conhecida como folato, antes da concepção e durante os primeiros meses de gravidez. Os médicos recomendam um suplemento de 400 mcg por dia (o dobro do necessário para um adulto normal) por um mês antes da concepção e nas primeiras 12 semanas de gravidez. O ácido fólico é vital nessas primeiras semanas para proteger de defeitos do tubo neural (a coluna espinhal do embrião), que pode resultar em espinha bí?da, e também em anencefalia, malformação do cérebro. 
Algumas fontes nutricionais comuns: 
Abacate 
Brócolis, espinafre e outros vegetais de folhas verdes 
 Feijão 
Cereais matinais forti?cados 
Grãos integrais 
Suco de laranja 
…e depois pare 
Não há necessidade de tomar suplementos de ácido fólico após a 12ª semana de gravidez, embora você deva continuar uma dieta rica em folato. Alguns estudos sugerem que, tomado mais tarde na gravidez, o excesso de ácido fólico aumenta o risco de as crianças desenvolverem asma. 
Tome vitamina D 
As demandas do bebê podem reduzir a densidade dos ossos da mãe. Sendo assim, coma peixes gordurosos e cereais forti?cados. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido recomenda que as grávidas tomem um suplemento de 10 mcg de vitamina D. 
Como está a sua dieta? Descubra se você precisa de vitamina D. 
Coma bem, mas não tão bem 
Uma dieta rica em nutrientes é essencial para uma gravidez saudável, mas nunca ?que tentada a comer por dois. Acumular peso durante a gravidez é ruim para sua saúde e aumenta o risco de complicações na gravidez e no parto. Mulheres com pesos normais não devem ganhar mais que 16 kg durante a gravidez. Caso você já esteja acima do peso ou obesa, a quantidade de peso que deve ganhar é consideravelmente menor. Seu médico lhe dará as orientações. 
Sua saúde agradece o que você come em qualquer época da vida. 
Fique em forma durante a gravidez 
Ganhar muito peso pode elevar o risco de sua criança sofrer de doença cardíaca mais tarde na vida. Pesquisadores britânicos observaram os níveis do LDL, o colesterol ruim – a substância envolvida em doença vascular e cardíaca – no sangue de crianças com nove anos e os ganhos de peso das mães na gravidez. As crianças de mães com sobrepeso tiveram níveis de LDL signi?cativamente maiores do que as de mães em boa forma, assim como eram mais pesadas do que a média em 1 kg. Nelas, a circunferência da cintura também era cerca de 2 cm maior. 
Aceite os desejos 
Desejar comidas como sorvete ou chocolate quando se está grávida é normal, mas você precisa se preocupar se quiser comer carvão, giz, tinta, terra ou qualquer substância não comestível. Ninguém sabe por que algumas mulheres desenvolvem desejos estranhos, mas eles podem indicar de?ciência de minerais. Caso isso aconteça, é importante conversar com seu médico. Faça exames de sangue, e, caso necessário, podem ser prescritos suplementos minerais. Sem dúvida, aconselhamento psicológico e terapia comportamental podem ajudar. 
Coma mais frutas e legumes 
Estudos indicam que, durante a gravidez, os antioxidantes contidos nesses alimentos ajudam a reduzir o risco de obesidade infantil ao limitar a capacidade do bebê de formar tecido adiposo. Além disso, aumentar as quantidades de frutas e legumes frescos na alimentação durante a gravidez ajuda a manter o ganho de peso limitado à faixa saudável. 
Saiba como comer 5 porções de frutas e vegetais. 
Recorra ao gengibre contra enjoos matinais 
Gengibre fresco é um remédio já consagrado para a náusea da gravidez. Para muitas mulheres, o enjoo matinal pode tornar os primeiros meses de gravidez infernais, e para umas poucas o tormento pode durar os nove meses. O gengibre contém gingeróis, que são substâncias picantes que acalmam a náusea. 
Eis ideias para usar a raiz: 
Chá 
Faça a infusão de uma colher (chá) de raiz de gengibre ralada ou a mesma quantidade de gengibre em pó em uma caneca de água quente. Coe o líquido e adicione suco de limão e um pouco de mel a gosto, caso queira torná-lo mais saboroso. 
Forma cristalizada 
Tente mastigar pequenas quantidades de gengibre cristalizado. 
Cápsulas 
O gengibre seco é encontrado em cápsulas em lojas de alimentos naturais. 
É aconselhável consultar seu médico antes de usar os produtos de gengibre para aliviar seu enjoo matinal, e pare se isso aparentemente estiver piorando o problema – ou seja, não funciona para todas as grávidas. 

 

Voltar