Carnaval: Nutricionista dá dicas de como se alimentar e se recuperar na folia
20/02/2020

A alimentação bem assistida durante o Carnaval permitirá que você caia na folia sem medo

Feriados grandes como o Carnaval fazem com que as pessoas saiam da rotina e deixem de lado as obrigações. Mas ficar atento à alimentação pode garantir mais energia para curtir a festa e uma recuperação mais rápida, principalmente considerando o aumento da ingestão de bebidas alcoólicas nesse período. Dicas simples podem fazer com que você curta ainda mais os próximos dias sem medo.

Segundo a nutricionista Tássia Lima, o ideal nesta época é optar por refeições leves no carnaval para manter a energia durante os dias de festa. É essencial fazer as principais refeições café da manhã, almoço e jantar, e alguns lanches nos intervalos se necessário.

“No café da manhã consumir, frutas, alimentos que contenham fibras, como cereais integrais, pois as fibras dão mais saciedade e melhoram o funcionamento intestinal, consumir também proteínas como, ovos e queijos brancos. E um suco verde com variedades de frutas, as quais possuem uma excelente ação antioxidante”, frisa.

Para o almoço e jantar, indica fazer refeições equilibradas, capriche na salada, escolha uma proteína de fácil digestão, frango, peixe e ovos. Escolha uma boa fonte de carboidrato, como arroz, macarrão, mandioca, batata doce ou inglesa. Consumir também leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico, lentilha é recomendado.

“Evite refeições muito gorduras, e excessos tanto na alimentação como na ingestão de bebida alcoólica, o que pode ocasionar um desequilíbrio no organismo”, ressalta a profissional.

Hidrate-se

Mesmo com todos esses cuidados, é bem possível que o excesso de álcool e o desgaste físico provoquem a famosa ressaca nos dias seguintes à festa. O calor e o desgaste físico das horas ininterruptas de folia pedem um aumento no volume de água consumido ao longo dos dias. Além disso, o álcool tem um efeito diurético e faz com que o organismo perca muito líquido.

“A ingestão de água é essencial para o funcionamento de todos os órgãos do nosso corpo e para manutenção da saúde em geral. Principalmente em dias quentes e em dias de festas onde as pessoas passam muito tempo sem consumir água ou sem ingerir alimentos, ocasionando a desidratação”, frisa a nutricionista Tássia Lima.

Para saber a quantidade de água que devemos ingerir diariamente, a nutricionista indica fazer um cálculo simples: a recomendação para adultos é de 35ml de água por quilo de peso. Por exemplo: uma pessoa pesa 60 Kg deve ingerir 2.100 Litros de água diariamente (35ml x 60Kg). Além da água, bebidas como sucos naturais, são ótimas opções para ingestão diária, mas vale ressaltar que não substituem o consumo de água.

Confira uma dica da nutricionista com opção de suco para hidratação durante o Carnaval, que vai auxiliar seu fígado na destoxificação do organismo, ajudando no funcionamento intestinal, digestão, e a evitar a sensação de ressaca do dia seguinte:

Suco Hidratante

Ingredientes

  • 2 fatias de abacaxi
  • 4 folhas de hortelã
  • 1 pedaço de gengibre
  • 1 colher de semente de linhaça
  • 1 copo de água de coco

Modo de Preparo

No liquidificador, bata todos os ingredientes, de preferência frescos. Adoce à gosto e beba gelado.

 

Voltar