Capsaicina: substância presente na pimenta surge como novo suplemento
08/05/2018

 

Fisiologista comenta estudo que mostra capacidade do o composto químico em melhorar o desempenho físico durante a atividade; entenda

 

As pesquisas na área dos suplementos ergogênicos, ou seja, pesquisas voltadas a estudar nutrientes capazes de melhorar o desempenho físico, estão sempre acrescentando novas evidências. Um nutriente que tem sido pesquisado já há algum tempo é a capsaicina. Estamos falando sim do produto químico presente nas pimentas e responsável pelo ardor que caracteriza este tempero tão conhecido e utilizado na culinária.

A capsaicina é um tipo de capsaicinóide, um composto químico encontrado em todas as pimentas, sobretudo nas vermelhas e picantes. É exatamente essa substância que confere a determinadas pimentas uma ardência bastante característica. A capsaicina é uma substância inodora, incolor e insolúvel em água. É possível também encontrar capsaicina no gengibre, mas em quantidade moderada.

Artigos científicos bastante recentes mostram que a capsaicina continua sendo bastante pesquisada como um composto capaz de melhorar o desempenho físico. Um estudo publicado em fevereiro de 2018 no The Journal of Strength Conditioning Research investigou os efeitos da administração aguda de capsaicina em corredores de 1500 metros.

Os voluntários do estudo utilizaram capsaicina (12 mg) ou placebo 45 minutos antes de uma corrida de 1500 metros. Quando a capsaicina era consumida antes da prova, os corredores diminuíam o tempo para percorrer os 1500 metros além de terem diminuído a percepção de esforço ao final da prova.

Na verdade, este não é o único artigo recentemente publicado que constata benefícios da capsaicina. Outro artigo publicado na mesma revista científica em 2017 também comprovou benefícios deste composto em atletas de levantamento de peso. O consumo das mesmas 12 mg de capsaicina proporcionava uma melhora significativa no desempenho em exercícios com pesos nesses atletas.

Certamente novas publicações científicas devem proporcionar, num futuro próximo, um melhor entendimento do mecanismo de ação deste produto, favorecendo sua utilização como suplemento, obviamente sem o ardor da pimenta.

As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

 

 

 

 

Voltar