Além da má higienização e do tabagismo, o escurecimento dos dentes também pode ser causado pela alimentação
O sorriso almejado por todos, aquele das estrelas de cinema, vai além de dentes perfeitamente simétricos. Qualquer sorriso pode perder o encanto se for amarelado, não é?
Engana-se quem acredita que o fenômeno do escurecimento dos dentes é condição exclusiva dos fumantes ou daqueles que não têm o hábito da escovação. A alimentação também é um fator que interfere no tom da dentição.
Quando em contato com dentes com esmalte desgastado, esses alimentos cromógenos grudam na porosidade e têm o poder de alterar a coloração do sorriso. Para te ajudar a evitar esse problema, listamos os 7 principais alimentos deste grupo:
1 - Milho: Por mais natural e delicioso que seja, o milho em excesso pode replicar o tom amarelinho de seus grãos nos seus dentes. Coma com moderação.
2 - Rúcula: Apesar de saudável, tanto a rúcula quanto as outras folhas escuras têm grande probabilidade de causar o escurecimento dentário. Está investindo na dieta da salada? Atente-se aos excessos!
3 - Beterraba: Mesmo naturais, os compostos responsáveis pela pigmentação deste alimento são capazes de causar danos permanentes ao seu sorriso. Evite-a, principalmente, em forma de suco.
4 - Bebidas: Líquidos de cor escura são altamente pigmentados. Refrigerantes de cola, vinho, café e chás escuros coloridos artificialmente são grandes inimigos de dentes branquinhos. A dica é tomar esse tipo de bebida com canudinho para evitar o contato com a dentição.
5 - Molhos: Receitas à base de tomate (isso inclui ketchup), o molho madeira e o tradicional molho de soja (shoyu) amarelam os dentes. Quanto mais danificado e poroso estiver o esmalte dos dentes, mais o molho se fixará.
6 - Frutas: Algumas frutas dão sinais imediatos que são cromógenos. É o caso do morango, do açaí, da ameixa e da amora, todos mancham os dentes logo na primeira mordida. Ingerir esses frutos com frequência pode danificar definitivamente a dentição.
7 - Doces: Balas, chicletes e chocolates artificialmente coloridos são grandes vilões dos dentes brancos. Tente não exagerar.
É claro que nenhum desses alimentos têm efeito instantâneo. Os dentes só escurecem caso o consumo de cromógenos seja em excesso. O ideal é realizar a escovação até 20 minutos após a ingestão desses alimentos para que o pigmento não penetre nos dentes. Se não for possível, um bochecho com água já ajuda a reduzir o impacto.
Caso note o escurecimento da dentição, procure um odontologista para avaliar e tratar o problema da melhor forma.
Fonte: (Site Terra)