MS: Banco de Leite Materno da Santa Casa dprecisa de doações

15/08/2018 | 10:21

 

O hospital tem atualmente 40 doadoras cadastradas, mas a quantidade é insuficiente para atender os 25 bebês internados entre a unidade intermediária e o Centro de Terapia Intensiva (CTI). 
O Banco de Leite Materno da Santa Casa de Campo Grande precisa de doações. A instituição recebe três litros por dia, mas não é suficiente para atender a demanda do hospital, que tem atualmente 25 bebês internados entre a unidade intermediária e o Centro de Terapia Intensiva (CTI). 
“Hoje trabalhamos com restrições. Para atender sempre os que mais precisam, porque não tem o ideal para atender todos. Então os bebês de baixo peso, os que estão com alguma infecção, com imunidade comprometida, os prematuros e não estão com intestino pronto para receber outro tipo de alimento. Então priorizamos esses bebês”, explica a nutricionista do Banco de Leite, Érica Cintra. 
Para doar o leite materno, as mamães podem fazer a coleta em casa mesmo. Uma equipe do hospital leva os vidros até a casa delas e depois vai buscá-los. O hospital tem atualmente 40 doadoras cadastradas. Quando chegam ao Banco de Leite da Santa Casa, os potes vêm para a sala de pasteurização, em que é verificado se o produto poderá ser servido para os bebês. 
A farmacêutica do Banco de Leite, Rita de Cássia Cunha, diz que muitos potes de leite chegam com pelos, cabelo e cílios. Por isso, orienta que as mães, antes de fazer a coleta façam uma higienização de nos seis, mamilos, mãos e braços, além de usar máscara e touca. 
Além da Santa Casa, outros hospitais da capital também recebem doação de leite materno. Confira os telefones e endereços abaixo: 
• Hospital Universitário: fica na avenida Senador Filinto Muller, 355- Cidade Universitária, Vila Ipiranga. Telefone (67) 3345-3027. 
• Santa Casa: fica na rua Eduardo Santos Pereira, 88 - Centro. Telefone: (67) 3322-4000. 
• Hospital Regional de Mato Grosso do Sul: fica na avenida Engenheiro Lutero Lopes, 36 - Conj. Aero Rancho. Telefone: (67) 3378-2500. 
• Maternidade Cândido Mariano: fica na rua Marechal Rondo, 2.644 - Centro. Telefone (67) 3041-4700.

Fonte: (G1)