MT: Servidores recebem certificado do curso “Pilotagem Consciente”

07/08/2018 | 08:54

 

O curso de direção defensiva está sendo oferecido para condutores da categoria "A" 
Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde receberam, na sexta-feira (03), o certificado de participação do curso “Pilotagem Consciente”. 
Ao todo, doze supervisores do Centro de Zoonose (CCZ), da Vigilância em Saúde de Cuiabá, participaram da capacitação que a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), lançou em comemoração ao aniversário de 299 anos da Capital. 
O diretor de Trânsito, Michell Diniz, explica que o projeto nasceu dentro do programa “Vida no trânsito”, após análises feitas nos anos de 2014 e 2015.  “Constatamos que a grande maioria dos acidentes em Cuiabá, envolve motociclistas. Homens, entre de 18 a 25 anos, são os mais vitimados fatalmente no trânsito. Mediante essa análise identificamos a necessidade de levar ao cidadão essa capacitação”. 
O “Pilotagem Consciente” é um curso de direção defensiva que a Prefeitura está oferecendo para condutores da categoria "A". A capacitação é voltada para órgãos públicos e empresas privadas, que tenham funcionários que façam uso de motos e também para motociclistas que busquem aprimoramento. 
O Supervisor de combate endemias, Anderson de Sena, faz o uso do veículo de duas rodas diariamente pela Secretaria e diz que a atividade foi importante para adquirir o habito da direção defensiva. “Trabalho auxiliando os agentes em campo, então uso todos os dias a motocicleta. Esse curso foi muito bom, pois passamos a pilotar na defensiva, tendo cuidado para evitar acidentes de trânsito que deixam sequelas. Agradecemos a Semob e indico a todos que façam para aprender a ter mais habilidade com a moto”. 
O supervisor de Treinamento Prático da Semob, Carlos Henrique, explicou que o objetivo do curso é aperfeiçoar os motociclistas e que a capacitação vai se estender para toda a sociedade. “É natural que as pessoas venham com vícios que adquirem com o tempo. Entregamos hoje esses certificados para os servidores da saúde e já temos outra turma inscrita para o treinamento. Agora estamos convidando a todos os interessados a participar do ‘Pilotagem Consciente’. Nessa capacitação, trabalhamos na correção desses vícios, saindo daqui como motociclista, não mais como motoqueiro e, consequentemente, diminuindo o índice de acidentes”, afirmou o supervisor. 
A inscrição pode ser feita até o dia 07 de agosto, das 08h às 17h, na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, localizada na Rua 13 de junho, nº 1289, Bairro do Porto. O treinamento será no dia 10 de agosto, com duração de 8 horas, composto de aulas teóricas, no período matutino, e aulas práticas, no vespertino. 
Pilotagem Consciente 
Nas aulas teóricas serão abordados temas como conceito de legislação, trânsito, manutenção preventiva da moto, prevenção de acidentes, primeiros socorros e o comprometimento do motociclista com a segurança na via. 
O módulo prático será realizado em pista de treinamento com exercícios para correção de vícios e posturas erradas que interferem negativamente na pilotagem. Durante a aula, os participantes devem comparecer com sua motocicleta, equipamentos e trajes adequados, como luvas, capacete, botas e calças apropriadas. 
Os órgãos e empresas que estiverem interessados no programa podem protocolar uma solicitação na sede da Semob. 

Fonte: (Midia News)