SP: Adriano Namo Cury - Novo coordenador da Endocrinologia e Metabologia da BP

23/07/2018 | 08:54

 

A especialidade de Endocrinologia e Metabologia da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos mais expressivos polos de saúde da América Latina, tem um novo coordenador. Trata-se do médico Adriano Namo Cury, especialista em Endocrinologia com doutorado em Ciências Médicas, referência em doenças tireoidianas e vários trabalhos publicados sobre o tema. 
O novo coordenador será responsável por gerir o atendimento da especialidade no BP Vital, marca da BP que reúne as clínicas e consultórios médicos para o atendimento ambulatorial e que atua de forma integrada aos demais serviços da instituição, e também pela retaguarda de Endocrinologia do Pronto Atendimento do BP Mirante e do Pronto-Socorro do Hospital BP, os dois principais hospitais da instituição. Uma das metas de Adriano Cury é ampliar o suporte para as demais especialidades da BP. Uma das iniciativas nesse sentido é a participação do médico nos núcleos de cuidado de obesidade e síndrome metabólica que a instituição pretende lançar até o fim do ano. "A Endocrinologia e Metabologia é uma especialidade muito ampla, que permeia todas as outras especialidades", lembra o especialista. 
A expansão do atendimento da própria especialidade dentro da BP também está nos planos da nova coordenação. Adriano Cury está montando um time de especialistas para ampliar o atendimento das demandas relacionadas às doenças da tireoide, da hipófise, pé diabético, obesidade, tumores neuroendócrinos, problemas de desenvolvimento e crescimento, doenças adrenais (glândula suprarrenal) e distúrbios de cálcio e doenças ósseas. "O diabetes continuará sendo o carro chefe da especialidade, até porque é uma doença que acomete muitas pessoas no mundo todo, mas nossa intenção é expandir o leque e fazer da BP uma referência também nas outras áreas da Endocrinologia e Metabologia", explica. 
Educação e pesquisa 
Além da atuação assistencial, Adriano Cury também quer desenvolver a especialidade na frente de educação e pesquisa. O médico, que já é preceptor de 16 residentes na BP, empregará sua experiência acadêmica como professor adjunto e vice-diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo para fomentar a pesquisa em Endocrinologia e Metabologia por meio da marca BP Educação e Pesquisa, que reúne todos os esforços da BP nas frentes de ensino e desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de promover encontros envolvendo a comunidade científica. "Para o próximo ano já estamos planejando alguns eventos, sendo que um deles será um simpósio ou uma mini jornada sobre tireoide, que pretendemos realizar com a participação de outras especialidades como Cabeça e Pescoço e Medicina Nuclear", antecipa o médico.

Fonte: (Anahp)