MT: Campanha de vacinação contra a Influenza atinge mais de 72%

22/05/2018 | 09:02

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início na Capital no dia 23 de abril e vai até o dia 1º de junho 


Mesmo com dia chuvoso, a população cuiabana compareceu ao “Dia D” de mobilização nacional da campanha de vacinação contra a Influenza realizada pela Secretaria Municipal de Saúde neste sábado (19) para prevenir os três tipos de Influenza: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. 
Com a ação que teve a abertura oficial realizada pelo secretário-adjunto em Assistência à Saúde, Dr. Milton Corrêa da Costa Neto, no Programa de Saúde da Família (PSF) Jardim Nova Esperança I e II, Cuiabá já atinge 72% da meta que visa imunizar 90%, dos 136 mil cuiabanos inseridos nos grupos tidos como prioritários e de risco, onde segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de estudos epidemiológicos estão inseridos trabalhadores da saúde e professores da rede pública e privada, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto e indivíduos com 60 anos ou mais de idade. 
Também estão inseridos no grupo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, mas, nesses casos é necessária a apresentação da prescrição médica no ato da vacina. 
Conforme o secretário-adjunto, o excelente resultado se deu à grande mobilização e organização da Secretaria que além de contar com todas as salas de vacinação abertas ao público, teve grande parcela de servidores envolvidos no ato. “Apenas para o ‘Dia D’ mobilizamos mais de 400 profissionais de Enfermagem e da Vigilância em Saúde pelas 67 salas de vacinas, incluindo nas três da área rural, no Distrito da Guia, Rio dos Peixes, que reúnem as comunidades do Coxipó do Ouro e Barreiro Branco e Aguaçu. Tudo isso para imunizarmos o máximo de pessoas com a humanização que nosso prefeito Emanuel Pinheiro determina”, frisou. 
A aposentada Marlene Alves, de 61 anos pôde comprovar a organização de perto ao comparecer ao PSF Nova Esperança I e II para buscar atendimento para ela e para os três netos. “Estou muito satisfeita pela organização e o cuidado que a prefeitura dispensou à população este ano. Além de ter sido bem divulgada pela Secretaria de Saúde e pelos veículos de comunicação e isso é muito bom porque nos deixa a par de onde e quando devemos buscar a vacinação, eu encontrei profissionais extremamente humanizados e capacitados para sanar as dúvidas que sempre temos. Fiquei muito satisfeita este ano”, contou Marlene. 
A estudante universitária Luna Helena Mathias, que buscou atendimento para a filha de um ano no PSF Santa Izabel I também se sentiu satisfeita com a organização encontrada. “Eu vim com minha filha, encontrei pessoas muito capacitadas e sai extremamente contente com o atendimento da equipe do PSF”, disse. 
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início na Capital no dia 23 de abril e vai até o dia 1º de junho. De acordo com o responsável técnico pela Imunização na Secretaria de Saúde, Wellington Assunção até o momento Cuiabá já recebeu mais de 120 mil doses, sendo cerca 25 mil apenas para o “Dia D”. Ele lembrou que durante a semana, em horário de expediente, até o dia 01 de junho, as unidades continuarão oferecendo a vacina contra a Influenza. 
“Continuaremos com nosso foco e estaremos realizando as imunizações ao grupo de risco em todas as unidades até 1º de junho. Até lá quem é do grupo e ainda não se vacinou, deve buscar atendimento em uma das 67 salas de vacinação”, finalizou.

Fonte: (Midia News)