SC: Florianópolis começa a distribuir remédio preventivo contra HIV

23/01/2018 | 08:52

 

Medicamento Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é oferecido em 22 cidades de 11 estados do país. 
A partir desta segunda-feira (22), Florianópolis passa a oferecer gratuitamente o medicamento Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao vírus da imunodeficiência humana, o HIV. A capital é a única cidade do estado a participar deste programa do Sistema Único de Saúde (SUS), como mostrou o Jornal do Almoço. 
A medida preventiva é oferecida em 22 cidades de 11 estados do país. Florianópolis foi escolhida devido ao alto número de infectados com HIV, o vírus da Aids. 
“Essa medicação estará disponível para gays e homens que fazem sexo com homem (HSH), pessoas trans, profissionais do sexo ou pessoas que têm uma parceria homo ou heterossexual com parceiro HIV positivo”, explicou a farmacêutica Emília Mettrou, da Policlínica do Centro. 
PrEP 
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), o objetivo é que a PrEP funcione como uma barreira para o HIV antes de a pessoa ter contato com o vírus. É um comprimido tomado regularmente que une dois medicamentos. 
“Essa forma previne somente contra o HIV, mas não previne contra outras doenças sexualmente transmissíveis nem de uma gravidez. É uma forma adicional de prevenção”, explicou Emília. 
De acordo com a farmacêutica, para o tratamento, o paciente precisa tomar um comprimido diário. “Essa medicação só atinge a concentração ideal ou a proteção anal depois de sete dias de uso e vaginal depois de 20 dias”, disse. 
Pré-requisitos para receber o medicamento: 
• Ser morador de Florianópolis. 
• Ter feito uso repetido, mais de duas vezes no ano, de Profilaxia Pós-exposição Sexual (PEP). 
• Ter tido infecções sexualmente transmissíveis recorrentes. 
• Ter um parceiro soropositivo. 
Para receber os medicamentos, o interessado pode se dirigir pessoalmente à Policlínica, das 8h às 12h, na Avenida Rio Branco, 90, no Centro de Florianópolis.

Fonte: (RBS)