SP: Iampse - Demora no atendimento por mudança em sistema

20/12/2017 | 09:39

 

Pacientes e funcionários do Hospital do Servidor Público Estadual reclamam do novo sistema de informática implantado no local. O tempo de espera de atendimento aumentou muito e pedidos de exames estão saindo com nomes de pacientes trocados, segundo o SP2. 
A reportagem entrou no hospital com um celular e encontrou as salas de espera lotadas. Sem saber que estava sendo gravada, uma funcionária informou o motivo da demora. Segundo ela, há dois meses foi trocado o sistema de informática e o que antes era possível cadastrar em 30 segundos agora demora 10 minutos. 
Os funcionários dizem que a mudança no sistema de informática trouxe um problema ainda maior que a espera. Exames estão saindo em nome de outros pacientes. 
Funcionários também contarm que, em março, já houve uma tentativa de implantar esse novo sistema. Não deu certo e durou uma semana. No começo de novembro, o novo sistema voltou a funcionar, segundo os funcionários, com os mesmo erros. 
Ana Maria Santos Dilva, aposentada de 59 anos, chegou por volta das 7h no hospital. Ela estava há onze horas sem comer por causa dos exames. A senha dela era 3071 e estava em 3005 quando ela foi entrevistada. 
“Eu espero que seja [chamada] logo, né, porque senão vou pra 13, 14 horas de jejum, né? Inclusive eu tomo remédio pra tireóide, eu não tomei por causa disso, porque tem que estar em jejum, né”, contou a aposentada. 
'Mais de 420 mil atendimentos' 
O Instituto de Assistência ao Servidor Público Estadual (Iampse) informou que o novo sistema foi implantado há 40 dias, que os funcionários passaram por treinamento e que desde então fez mais de 420 mil exames, sem troca de resultados. 
O instituto responsabilizou o atendente pela troca de nomes dos pacientes no computador e disse que ele será afastado até que uma sindicância apure as responsabilidades. O Iamspe também informou que alterou a configuração do sistema para evitar a troca de nomes.

Fonte: G1