MT: Terceira edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

22/11/2017 | 09:09

Segundo mapeamento da SMS, até 2022 a Capital possuirá cerca de 70 mil idosos 


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança nesta quarta 22, das 8h às 11h, no auditório do Instituto PROASPI, a 3ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. O instrumento estratégico, planejado e disponibilizado pelo Ministério da Saúde, será usado para melhoria na qualificação e organização do processo de trabalho das equipes de saúde da Atenção Primária. Ela também contribuirá para a adequação do fluxo de atendimento dentro da perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Segundo mapeamento da SMS, até 2022 a Capital possuirá cerca de 70 mil idosos. Diante dessa perspectiva, nesta fase de implantação, 54% dessa população, ou seja, 35 mil pessoas já serão beneficiadas com a caderneta. Por meio dela, serão possíveis registros e o acompanhamento de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, condições de saúde e hábitos de vida do idoso, bem como a identificação de suas vulnerabilidades e oferta de orientações para o autocuidado desse público. As informações serão acompanhadas rotineiramente por um prazo de cinco anos. 
Para a secretária municipal de Saúde, Elizeth Lúcia de Araújo, a caderneta será um instrumento valioso que auxiliará no processo de humanização dos serviços.  “Ela permitirá a identificação das pessoas idosas frágeis ou em risco de fragilização, possibilitando aos profissionais de Saúde o planejamento, organização das ações e um melhor acompanhamento do estado dessa população. Já para os idosos será um utensílio de cidadania, onde terão em mãos, informações relevantes para o melhor acompanhamento de sua saúde. Ou seja, é um ganho que fortalecerá os processos de cuidados a esse público que precisa de uma atenção especial”, frisou a gestora. 
Serviço 
Pauta: Lançamento da 3ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa 
Data: Quarta-feira, 22 
Hora: 8h às 11h 
Local: Rua Comandante Costa, N.1993 bairro Centro Sul

Fonte: (Midia News)