PE: Ação no Recife alerta para os perigos da tuberculose

09/11/2017 | 09:23

 

Evento ocorre no Centro de Juventude de Santo Amaro, na área central da cidade. Iniciativa acontece até as 12h desta quarta-feira (8). 
O Centro de Juventude de Santo Amaro, na área central do Recife, sedia uma ação de alerta para os perigos da tuberculose. O evento tem por objetivo tirar dúvidas sobre a doença como formas de contágio, sintomas e tratamentos. A iniciativa acontece até o meio-dia desta quarta-feira (8). 
A ação oferece, ainda, exames como baciloscopia de escarro e teste rápido de HIV e sífilis. No local, há também a distribuição de preservativos masculinos. De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, a tuberculose é considerada a doença mais letal do mundo com mais de um milhão de mortes por ano. 
Também estão previstas ações na Policlínica Clementino Fraga, localizada na Rua Japaratuba, número 260, Vasco da Gama, Zona Norte do Recife. Até as 16h, haverá coleta do escarro para as pessoas que apresentam mais de duas semanas com tosse, febre ao final da tarde e perda de peso. A prova tuberculina, exame feito em quem têm contato com os pacientes diagnosticados com a enfermidade, também será feita. 
Em Pernambuco, foram registrados 4.646 casos, em 2016. No Recife, foram quase 95 casos para cada 100 mil habitantes. A capital é a cidade pernambucana com maior incidência de mortes, com 103 dos 387 óbitos contabilizados no estado. 
Ainda segundo a pasta, a doença se prolifera, principalmente, em locais insalubres e sem saneamento básico. A tuberculose tem cura. O tratamento é gratuito, oferecido pelo Sistema Único de Saúde. 
A enfermidade afeta os pulmões. Porém, atinge o paciente de outras formas, como ganglionar periférica, pleural, cutânea, oftálmica, renal e meníngea. Ela é transmitida pelo bacilo de Koch.

Fonte: (G1)