Sono e descanso têm papel decisivo nos efeitos das atividades físicas

Durante "período de recuperação", após um dia de treino, benefícios adaptativos se processam, corpo produz mais GH e reações anabólicas são otimizadas. Entenda

O sono tem importância vital em relação à saúde. Nas últimas décadas, o estudo do organismo durante o sono tem sido uma área de grande interesse por parte da fisiologia. Atualmente já é do conhecimento científico a existência de várias doenças que têm sua origem em distúrbios da qualidade do sono. Para quem pratica atividades físicas, a importância de uma boa noite de sono como complemento de um programa de treinamento é absolutamente fundamental. Três pilares são fundamentais para a qualidade de vida: rotina de exercícios físicos, boa alimentação e... sono! Noites mal dormidas, além de comprometerem seu ânimo e energia para o dia seguinte, minam seu projeto de saúde. Quer ver e sentir resultados? Uma dica é tão importante quanto a dedicação aos treinos: durma e descanse bem!


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Quando nosso corpo é submetido aos estímulos que as atividades físicas impõem, é durante o período de recuperação e, particularmente durante o sono, que os benefícios adaptativos se processam. Em outras palavras, não nos adaptamos aos efeitos do treinamento enquanto treinamos, mas sim quando descansamos.

Para exames e treinos seguros, exija a presença de médicos e treinadores  

Os praticantes de musculação, que visam aumento de massa muscular, se beneficiam de um aumento da produção do GH (hormônio do crescimento), que ocorre durante o sono que se segue à um dia de treino intenso. Este hormônio tem um efeito anabólico, sendo fundamental para aumentar a síntese de proteínas e consequentemente a massa muscular.

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Os benefícios do sono são proporcionados pelo fato de, durante esta fase do dia, as reações catabólicas (degradação) serem minimizadas e as reações anabólicas (síntese) serem maximizadas. Um dos sinais mais marcantes do excesso de treino é exatamente o prejuízo da qualidade do sono e mesmo a incidência de insônia, o que exemplifica a situação do organismo estar sob prejuízo funcional ao invés dos benefícios desejados.

O sono é fundamental e sem dúvida um importante indicador de qualidade de vida! 

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*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com

 

Fonte: (Turibio Barros/São Paulo)