Alimentos detox para limpar o corpo neste fim de ano


 Todo ano é assim: as festas de Natal e de Ano Novo chegam para não apenas arruinar o “projeto verão”, como também para gerar desconforto no organismo, devido aos exageros gastronômicos e ao desequilíbrio causado pela confusão de horários das refeições.
 De acordo com Ana Maria Gonçalves, coordenadora do curso de Gastronomia do IBMR, fazer uma dieta detox, ou detoxificante, pode ajudar a eliminar as toxinas e substâncias nocivas ao organismo.
 “Não há uma fórmula exata para receitas e sucos para uma boa detoxificação. Você deve variar os ingredientes funcionais devido à variedade de substâncias e seus compostos bioativos”, afirma.
 O consumo desses alimentos não só reequilibra o corpo, como também ajuda na prevenção de doenças e do envelhecimento precoce, já que os antioxidantes presentes evitam a ação dos radicais livres.
 Para fazer uma faxina no corpo antes, durante e depois das festas de final de ano, confira nas imagens 10 alimentos que poderão ajudar nessa tarefa, de acordo com a especialista.
 
 

Alecrim

Com aroma e sabor muito agradáveis, o alecrim é uma boa opção para ajudar a detoxificar o organismo, devido à sua potente ação antioxidante. Além de eliminar as toxinas, ele ainda traz outros benefícios, como a melhora de inflamações, ação diurética e prevenção de doenças degenerativas.
 
 
 
 

Cúrcuma ou açafrão-da-terra

Esse tempero usado para dar cor aos alimentos é rico em flavonoides e curcumina. Também chamada de açafrão-da-terra, a cúrcuma atua na diminuição do risco de doenças cardiovasculares e de câncer, além de ter propriedades anti-inflamatórias.
 
 
 

Gengibre

O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, ajuda no emagrecimento uma vez que acelera o metabolismo. Mas não é só essa vantagem que ele traz. O vegetal é rico em fitoquímicos (substâncias benéficas provenientes dos vegetais) e tem ação anti-inflamatória. Além disso, ele é um aliado contra os enjoos.
 
 
 

Hortaliças brássicas

Esse grupo de vegetais possui compostos que ajudam a eliminar as toxinas e a prevenir doenças, como o câncer. Alguns exemplos de hortaliças brássicas são brócolis, couve-flor, couve manteiga, couve de Bruxelas, agrião, rabanete, repolho, mostarda e rúcula. 
 
 
 

Sementes oleaginosas

Outro grupo benéfico para o organismo nesse momento de festa é o das sementes oleaginosas. Castanha-do-pará, amêndoas, avelãs, nozes, sementes de girassol, de abóbora e de linhaça são fontes de gorduras monoinsaturadas e de minerais, que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, segundo Ana Maria.
 
 
 

Cereais integrais e leguminosas

Arroz integral, arroz cateto, milho, centeio, aveia, cevada, soja, grão de bico, ervilha seca e feijões são aliados da dieta detox porque possuem fitoquímicos e fibras solúveis capazes de reduzir a absorção de toxinas e favorecem a detoxificação.
 
 
 

Peixes

De acordo com a especialista, os peixes são uma boa alternativa para ajudar no processo de detoxificação, principalmente sardinha e o salmão. Isso porque eles são boas fontes de aminoácidos e ômega-3, gordura benéfica para o cérebro e para o coração.
 
 
 

Frutas vermelhas

As frutas em geral são boas para o organismo, mas as frutas vermelhas têm uma ação especial. Cereja, morango, uva, mirtilo, amora, açaí e outras são fontes importantes de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios.
 
 
 

Ovos

Por possuírem a substância colina, os ovos são importantes para o processo detox. Além disso, eles têm vitaminas e minerais com ação antioxidante, aliados no combate a doenças.
 
 
 

Água e água de coco

Por último, mas não menos importantes, água e água de coco são essenciais à detoxificação, pois é também por meio da hidratação que as toxinas vão embora do organismo e os sais minerais perdidos podem ser repostos.
 
 
Fonte disponível em: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/10-alimentos-detox-para-limpar-o-corpo-neste-fim-de-ano#1