Oito dicas para manter o cabelo saudável no verão

Além do calor, a água do mar e da piscina resseca os fios e acelera o processo de queda. Confira os cuidados que garantem mais proteção aos cabelos
 
Hidratação após o banho é um dos cuidados para evitar o ressecamento do cabelo no verão (Thinkstock/VEJA)
 
 Com a chegada da estação mais quente do ano, começa a preocupação com os cuidados adequados aos cabelos. Mas antes de abastecer o estoque de hidratantes, é importante entender como proteger o cabelo das agressões típicas do verão. Segundo a especialista Marcela Buchaim, os cuidados devem ir além da tradicional hidratação. "A primeira recomendação é usar o filtro solar", alerta.
 Marcela Buchaim, terapeuta capilar e tricologista (ramo da medicina que trata de problemas nos fios de cabelo) elaborou uma lista com oito dicas para garantir proteção eficaz aos fios. Uma das recomendações para evitar cabelos ressecados é o uso de produtos com proteção solar. "Na praia, o sal do mar retira toda a água presente no cabelo e os raios UVA e UVB do sol estimulam a perda de queratina", diz Marcela, que também é proprietária do Spa do Cabelo, em São Paulo. 
 
  Nunca prenda os cabelos molhados

  Sair do mar ou da piscina com os cabelos molhados e prendê-los em um coque ou rabo de cavalo é um hábito comum entre as mulheres. A prática, porém, pode causar danos aos fios e ao couro cabeludo. "Quando preso, o cabelo fica molhado por mais tempo e pode acumular fungos e desencadear uma micose capilar, como a caspa", explica Marcela Buchaim, especialista em terapia capilar.
 Prender os cabelos ainda molhados também pode enfraquecer a raiz e intensificar a queda dos fios."A dica é manter os cabelos soltos e usar, no máximo, presilhas e chapéu", diz Marcela. 

Remova o cloro e o sal dos fios

  O sal e o cloro são os maiores vilões do verão. Mesmo depois que a pessoa sai da água, ambos permanecem nos fios e podem danificar a cutícula do cabelo, tornando-o mais frágil, quebradiço e opaco.
 "Para neutralizar o efeito, é necessário borrifar água termal a cada três horas", diz Marcela Buchaim. "Também é importante apostar em cremes hidratantes que contenham óleo de argan e macadâmia, que ajudam a nutrir os fios."
 As loiras precisam de atenção redobrada: a combinação do sulfato de cobre presente na piscina com a pigmentação amarela dos fios pode deixar as madeixas com aquele desagradável tom esverdeado - que, muitas vezes, nem o shampoo violeta pode eliminar.  

Evite usar secador e chapinha

  No verão, os cabelos já ficam expostos a fatores agressivos naturais, como sol, vento, mar e piscina. Apenas isso já é suficiente para deixá-los mais sensíveis e propensos a quebras. A dica, então, é dar um tempo no secador e na chapinha e apostar em produtos como o leave in, que atua como finalizar e ajuda a desembaraçar e hidratar as madeixas.
 "Se o uso do secador for muito necessário, é importante que ele seja usado com o jato de ar a uma distância de 20 a30 centímetros dos fios para evitar maiores danos", diz Marcela Buchaim. O  uso de protetores térmicos antes do secador e da chapinha também são essenciais.

 Evite shampoo antirresíduo

  O shampoo antirresíduo possui em sua fórmula um detergente mais potente que o utilizado em shampoos comuns e que penetra fundo no fio para retirar todos os resíduos acumulados e resquícios de oleosidade. Como o cabelo fica mais sensível no verão, o uso desses produtos não é aconselhado, pois pode agredir o couro cabeludo.  

 A dica é usar shampoos mais neutros. "Opções com fórmulas peroladas ou translúcidas são mais indicadas. Elas agregam o poder hidratante dos shampoos leitosos com a limpeza diária das fórmulas transparentes, proporcionando mais hidratação e limpeza", diz a especialista em fios, Marcela Buchaim. 
 
 
Antes de viajar, hidrate
 
 Hidratar os fios é uma dica bastante recorrente para reverter os danos, mas, segundo a especialista em cabelos Marcela Buchaim, um truque perfeito é fazer hidratação antes de viajar. Máscaras nutritivas e complexos hidradantes ricos em aminoácidos e óleos vegetais são os mais indicados. O procedimento, diz Marcela, ajuda a preparar os fios para os danos que estão por vir.
 
 
Abuse de alimentos antioxidantes

  Alimentos ricos em antioxidantes podem ser grandes aliados para manter os cabelos saudáveis no verão. Eles ajudam a combater o excesso de radicais livres, comum após um longo período de exposição ao sol.

Antioxidantes orais como morango, uvas vermelhas e roxas, romã, limão, mamão e abacaxi evitam que a cutícula do cabelo se abra e exponha os fios a problemas como falta de maciez e ressecamento.
 "A dica é apostar em alimentos que sejam fonte de betacaroteno, pigmento natural que atua para retardar o envelhecimento precoce e ajuda na proteção dos fios", diz Marcela Buchaim. "A cenoura é um desses alimentos", completa.
 
  
Lave os cabelos todos os dias

  Os resíduos de sal e cloro tornam as madeixas secas, pesadas e sem brilho. Para evitar o acúmulo desses resíduos, lave os cabelos todos os dias no verão.

 
Fonte disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/oito-dicas-para-manter-o-cabelo-saudavel-no-verao