Conheça os superalimentos que merecem entrar na sua rotina

 

Todos os anos surgem diversos alimentos funcionais que são considerados tendências tanto para perda de peso quanto para saúde e bem-estar. Muitos são considerados alimentos da “moda”, mas a grande maioria acaba vindo para ficar, e nos últimos anos cada vez mais novos alimentos saudáveis acabam entrando na rotina e no dia-a-dia das pessoas. Este ano não poderia ser diferente. Abaixo, estão descritos alguns desses superalimentos que merecem atenção.

 

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- Óleo de abacate:

A fruta já é considerada um superalimento e cada vez mais vem ganhando espaço em diversas preparações e receitas de quem quer ter uma vida mais saudável e com mais energia. Tem sido demonstrado através de diversos estudos que as gorduras, especialmente as polinsaturadas e as monoinsaturadas (encontradas no óleo de abacate), são muito importantes para o equilíbro metabólico e em alguns casos podem até acelerar a queima de gordura corporal. Portanto, mais um óleo para se incluir na salada e diversas preparações.

 

- Alimentos fermentados:

São fundamentais para a saúde intestinal, ou seja, são alimentos que beneficiam o microbioma de maneira direta, o que faz com que sejam absorvidas vitaminas e minerais importantes para a saúde. Alguns possuem probióticos. Hoje já se sabe a importância do equilíbrio da microbiota intestinal para diversos processos do organismo, e esse desequilíbrio pode estar associado ao desenvolvimento de doenças autoimunes, alergias, diabetes, obesidade, depressão e até mesmo tumores. Alguns exemplos desses alimentos são: miso, tempeh, kefir, kombucha, etc.

 

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- Moringa:

Essa planta tem sido destaque. Possui propriedades anti-inflamatórias reconhecidas, inibindo a expressão de genes que ativam as vias de inflamação. Na forma de pó pode ser adicionada a diversas receitas como smoothies, chás e sucos. Seu óleo começou a ser usado na indústria de cosméticos, e hoje essa planta tem sido usada para prevenir e minimizar os efeitos de diversas condições clínicas.

 

- Cogumelos:

Com o aumento cada vez mais significativo de adeptos à “plant-based diet", esses alimentos são uma interessante fonte de proteínas de origem vegetal. Além disso, são ricos em selênio, que possui alta capacidade antioxidante, além de outras vitaminas e minerais. São reconhecidos por sua capacidade imunomoduladora, o que faz com que sejam uma ótima escolha para participar das principais refeições.

 

- Colágeno:

Não é exatamente uma novidade, mas o conhecimento de alguns de seus benefícios se ampliaram. Principalmente em relação à microbiota. Além dos benefícios relacionados à prevenção de lesões, o colágeno tem sido cada vez mais recomendado como um modulador do microbioma e também pode ser acrescentado aos sucos e smoothies.

 

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Esses alimentos são alguns dos superalimentos aliados da saúde e do bem estar. Além de uma rotina de alimentação saudável e atividade física, esses alimentos podem potencializar a saúde e auxiliar na prevenção de doenças e otimização do metabolismo.

 

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