10 dicas para preservar sua saúde mental

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 4 pessoas sofrerá algum tipo de transtorno ou doença mental em um ponto da vida. Isso significa que aproximadamente 450 milhões de pessoas no mundo passarão por isso.


Os problemas mentais, como a depressão, estão entre as principais causas de suicídio no planeta, atingindo principalmente homens com menos de 45 anos. Para evitar esse tipo de condição e conscientizar a população sobre comportamentos preventivos, listamos aqui 10 coisas que todos nós podemos fazer para manter nossa saúde mental em dia. Confira!


1. Reforce seus atributos positivos
Normalmente, as pessoas com problemas emocionais e mentais têm dificuldade de enxergar suas próprias qualidades e são extremamente severas em sua autocrítica. Tente reforçar mentalmente seus atributos e reconhecer suas qualidades pessoais.

2. Seja criativo
A expressão artística e o bem-estar estão muito relacionados. Dedique, pelo menos, uma hora por semana a uma atividade criativa, como a pintura, a música, a poesia, entre outras.

3. Pratique exercícios
As endorfinas liberadas durante o exercício trazem bem-estar físico e mental. Por isso, nosso cérebro fica muito melhor depois de um esporte. Faça atividades físicas regulares e confira os efeitos psicológicos positivos que os exercícios podem ter sobre nós.

4. Evite bebidas alcoólicas
Crises profundas de depressão, normalmente, levam as pessoas para o consumo de álcool como uma fuga. Evite este hábito. As bebidas alcoólicas são perigosas e deixam as pessoas vulneráveis.

5. Aprenda a lidar com as situações de estresse
Não se preocupe demais. Combata os sentimentos negativos e aprenda a lidar com as situações de estresse.

6. Defina metas realistas
Em certos momentos de nossas vidas podemos nos sentir sem direção e até sem esperança. Para evitar esse sentimento, defina alguns objetivos que você acredita que sejam realistas e alcançáveis.

7. Não caia na rotina
Nada é mais perigoso para as pessoas do que a rotina. Coloque em sua agenda semanal horários para ir à academia, sair com amigos, fazer cursos de aprimoramento profissional ou outras atividades que tragam prazer e satisfação pessoal.

8. Procure ajuda
Conversar com outra pessoa sobre nossos conflitos e problemas pessoais é muito saudável. Faça terapia ou converse mais com um amigo ou parente de confiança. Se abra e deixe seus sentimentos chegarem à superfície. Isso é muito importante para a saúde mental.

9. Seja positivo
Seja uma pessoa positiva e otimista, e tenha pessoas assim perto de você. Uma vida leve, feliz e positiva é a melhor forma de evitar o isolamento.

10. Procure fazer coisas que você goste
Assista seu desenho animado favorito da infância, vá a uma exposição legal ou veja uma peça de teatro divertida. Essas atividades são ótimas para manter a saúde mental e a alegria do dia a dia.

Fonte: (Dicas)