5 alimentos que ajudam a controlar o diabetes

A diabetes é uma doença que atinge grande parte da população. Ela acontece quando o pâncreas não consegue produzir a quantidade de insulina adequada para o organismo, aumentando a quantidade de glicose no corpo. Por isso, o primeiro passo de quem sofre com a doença é eliminar o açúcar, maior fonte de glicose existente. 
Veja 5 alimentos que ajudam a controlar a diabetes: 
Maçã 
A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia e do mau colesterol. Além disso, ela é fonte de várias vitaminas e contribui para a saciedade, além de não ser muito calórica (cerca de 80 kcal por unidade). 
Linhaça 
Essa semente é fonte de magnésio, que controla a glicemia e a liberação da insulina no organismo. Ela também é nutritiva por ser rica em fibras e gorduras boas. Pode comer todos os dias, no café da manhã, de preferência. 
Abacate 
O abacate ajuda a retardar a digestão, ou seja, evita que o açúcar chegue com tudo na corrente sanguínea após uma refeição. Ele é ótima fonte de gorduras boas, mas isso o torna calórico, sendo necessária certa moderação na hora do consumo. Opte pelo abacate de 2 a 3 vezes por mês. 
Batata-doce 
Além de ser rica em fibras, que absorvem a gordura e ajudam a reduzir a glicemia e o colesterol, a batata-doce evita que o açúcar no sangue se eleve, causando picos perigosos. Prepare-a assada, duas vezes por semana. 
Brócolis 
Ele é antioxidante, rico em vitamina C e fibras, o que aumenta a saciedade. Além disso, os brócolis contém cromo, um mineral que ajuda a controlar a glicemia. Deve ser consumido pelo menos uma vez por semana.

Fonte: (Portal Cidade Verde)